quarta-feira, 10 de novembro de 2021

RESEARCH IN TRANSPORTATION ECONOMICS

Pessoal, boa noite! Muita coisa aconteceu nos últimos meses e fiquei sem tempo de atualizar aqui. Ainda pretendo escrever mais sobre isso. Vou começar com uma atualização recente. Um tema relacionado com as minhas pesquisas. 

 

BOA NOTÍCIA

 


Image Source: Unsplash – Image Credit: Vincent Guzman

 

Começamos a semana recebendo uma boa notícia. Nosso artigo “How COVID-19 affected green-fuel supply chain? - A performance analysis of Brazilian ethanol sector" (Como o COVID-19 afetou a cadeia de suprimentos de combustível verde? - Uma análise de desempenho do setor brasileiro de etanol ” foi aceito para publicação em um journal (revista) da editora Elsevier, chamada “Research in Transportation Economics” (Pesquisa em Economia dos Transportes), que tem um Fator de Impacto JCR de 2.678 (qualquer dia eu posso fazer um post explicando o que é isso). 

 

SPECIAL ISSUE: DISRUPTION OF GLOBAL AND REGIONAL SUPPLY CHAINS IN THE AFTERMATH OF COVID-19 PANDEMIC

 

Esse artigo foi aceito para publicação no Special Issue (Edição Especial) "Disruption of global and regional supply chains in the aftermath of Covid-19 pandemics" (Ruptura de Cadeias de Suprimentos Globais e Regionais como Consequência da Pandemia de Covid-19), da revista Research in Transportation Economics (no site do guest editor tem a chamada original para essa edição).

Lá fala um pouco sobre essa edição:

Com a globalização, as cadeias de suprimentos internacionais (também chamadas de Global Value Chains - GVC) se multiplicaram.

O nível de dependência dessas GVCs varia de acordo com o setor e a capacidade das empresas balancearem sua produção com a cadeia de suprimentos regional e a dependência das cadeias de suprimeots globais.

E a pandemia de coronavírus impactou essas cadeias de suprimentos.

 

NOSSO ARTIGO: HOW COVID-19 AFFECTED GREEN-FUEL SUPPLY CHAIN? - A PERFORMANCE ANALYSIS OF BRAZILIAN ETHANOL SECTOR

 

Neste artigo, investigamos os impactos econômicos, sociais e ambientais da pandemia Covid-19 na produção de etanol, considerando todos os estados produtores brasileiros. Também investigamos os impactos da adoção do programa RenovaBio por usinas produtoras de etanol. 

Os resultados têm implicações para os tomadores de decisão e a formulação de políticas. Os resultados mostram que todos os estados sofreram impactos negativos com a pandemia e alguns correram o risco de colapso. Os estados menos impactados negativamente foram: São Paulo e Mato Grosso. 

O setor de etanol de São Paulo é benchmark em receitas derivadas do comércio de créditos de carbono por usinas certificadas pelo RenovaBio, enquanto o setor de Mato Grosso pode aproveitar a maior diferença entre os preços praticados, certamente uma vantagem competitiva para os produtores de etanol. 

Recomendamos a implementação de políticas públicas para apoiar, principalmente, os estados mais afetados, auxiliando suas usinas a se tornarem certificadas para aproveitar as oportunidades de renda disponíveis no mercado de comercialização de créditos de carbono. 

Recomendamos, entre outras ações, a redução temporária do imposto sobre a venda do etanol, aumento dos prazos de quitação de dívidas e o estímulo ao aumento da frota de veículos flex e que podem utilizar combustíveis verdes.

 

 

Se você gostou desse post e quer continuar acompanhando o meu trabalho, também poderá acompanhar pelo FacebookInstagram, ou pelo LinkedIn. Uma boa semana a todos!

 

 

SOBRE O AUTOR

Meu nome é Paulo, sou pesquisador, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, com experiência em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática. Trabalho com métodos quantitativos desde 2012. Tenho experiência em desenvolver e aplicar modelos de otimização do estado-da-arte para medição de desempenho, análise de eficiência, benchmarking, construção de indicadores compostos e rankings. Esses métodos podem ser adaptados e aplicados aos mais diferentes contextos, como Gestão de Operações, Cadeia de Suprimentos e Logística. Estou sempre lendo artigos sobre pesquisas científicas e modelos matemáticos aplicados às mais diversas áreas.

Atualmente sou Professor e Pesquisador. Em meu último projeto (Projeto de Pós-Doutorado) trabalhei com tópicos relacionados à Análise de Desempenho de Corredores Verdes de Transportes (Logística e Sustentabilidade). Um dos principais resultados desse projeto foi o artigo "Which Green Transport Corridors (GTC) Are Efficient? A Dual-Step Approach Using Network Equilibrium Model (NEM) and Data Envelopment Analysis (DEA)", publicado na revista científica internacional (normalmente chamamos de "journal"), de alto impacto e revisada por pares, chamada JMSE (https://www.mdpi.com/2077-1312/9/3/247/htm).

Já apliquei modelos de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) em diversos contextos, para analisar, por exemplo, sistemas de controle de estoque (de empresas brasileiras, chilenas, e canadenses, de diversos setores, incluindo e-commerce), rotas e corredores de transportes (brasileiros e norte-americanos, incluindo corredores verdes de transportes), cadeias de suprimento (internacional, do Brasil para o Reino Unido, ou puramente brasileira, por exemplo, analisando o impacto da pandemia no setor brasileiro de etanol), políticas públicas (voltadas para sustentabilidade ou social), entre outros.

Meu perfil introvertido não é uma barreira para a comunicação. Já apresentei trabalhos em vários congressos nacionais e internacionais. E, por exemplo, participei do painel de especialistas em Logística e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain and Logistics Panel) para falar sobre Análise de Desempenho em Transportes (Transportation Performance Evaluation) no congresso internacional de Engenharia de Produção e Gestão de Operações (Industrial Engineering & Operations Management - IEOM), em 2021.

Além disso, eu sou amante da música (principalmente rock e metal), adoro viajar, montanhismo, escrever sobre coisas da minha área e estou sempre disposto a colaborar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESEARCH IN TRANSPORTATION ECONOMICS

Pessoal, boa noite! Muita coisa aconteceu nos últimos meses e fiquei sem tempo de atualizar aqui. Ainda pretendo escrever mais sobre isso. V...