Pessoal,
boa noite! Muita coisa aconteceu nos últimos meses e fiquei sem tempo de atualizar
aqui. Ainda pretendo escrever mais sobre isso. Vou começar com uma atualização
recente. Um tema relacionado com as minhas pesquisas.
BOA NOTÍCIA
Image Source: Unsplash – Image Credit: Vincent Guzman
Começamos a semana recebendo uma boa notícia. Nosso
artigo “How COVID-19 affected green-fuel supply chain? - A performance analysis
of Brazilian ethanol sector" (Como o COVID-19 afetou a cadeia de
suprimentos de combustível verde? - Uma análise de desempenho do setor
brasileiro de etanol ” foi aceito para publicação em um journal (revista) da
editora Elsevier, chamada “Research in Transportation Economics” (Pesquisa em
Economia dos Transportes), que tem um Fator de Impacto JCR de 2.678 (qualquer
dia eu posso fazer um post explicando o que é isso).
SPECIAL
ISSUE: DISRUPTION OF GLOBAL AND REGIONAL SUPPLY CHAINS IN THE AFTERMATH OF
COVID-19 PANDEMIC
Esse artigo foi aceito para publicação no Special Issue
(Edição Especial) "Disruption of global and regional supply chains in the
aftermath of Covid-19 pandemics" (Ruptura de Cadeias de Suprimentos
Globais e Regionais como Consequência da Pandemia de Covid-19), da revista
Research in Transportation Economics (no
site do guest editor tem a chamada original para essa edição).
Lá fala um pouco sobre essa edição:
Com a globalização, as cadeias de suprimentos
internacionais (também chamadas de Global Value Chains - GVC) se multiplicaram.
O nível de dependência dessas GVCs varia de acordo com o
setor e a capacidade das empresas balancearem sua produção com a cadeia de
suprimentos regional e a dependência das cadeias de suprimeots globais.
E a pandemia de coronavírus impactou essas cadeias de
suprimentos.
NOSSO ARTIGO: HOW
COVID-19 AFFECTED GREEN-FUEL SUPPLY CHAIN? - A PERFORMANCE ANALYSIS OF
BRAZILIAN ETHANOL SECTOR
Neste artigo, investigamos os impactos econômicos, sociais e
ambientais da pandemia Covid-19 na produção de etanol, considerando todos os
estados produtores brasileiros. Também investigamos os impactos da adoção
do programa RenovaBio por usinas produtoras de etanol.
Os resultados têm implicações para os tomadores de decisão
e a formulação de políticas. Os resultados mostram que todos os estados
sofreram impactos negativos com a pandemia e alguns correram o risco de
colapso. Os estados menos impactados negativamente foram: São Paulo e Mato
Grosso.
O setor de etanol de São Paulo é benchmark em receitas
derivadas do comércio de créditos de carbono por usinas certificadas pelo
RenovaBio, enquanto o setor de Mato Grosso pode aproveitar a maior diferença
entre os preços praticados, certamente uma vantagem competitiva para os
produtores de etanol.
Recomendamos a implementação de políticas públicas para
apoiar, principalmente, os estados mais afetados, auxiliando suas usinas a se
tornarem certificadas para aproveitar as oportunidades de renda disponíveis no
mercado de comercialização de créditos de carbono.
Recomendamos, entre outras ações, a redução temporária do
imposto sobre a venda do etanol, aumento dos prazos de quitação de dívidas e o
estímulo ao aumento da frota de veículos flex e que podem utilizar combustíveis
verdes.
Se
você gostou desse post e quer continuar acompanhando o meu trabalho, também
poderá acompanhar pelo Facebook, Instagram, ou pelo LinkedIn.
Uma boa semana a todos!
SOBRE O AUTOR
Meu nome é Paulo, sou pesquisador, Doutor em Ciências em
Engenharia de Produção, com experiência em Pesquisa Operacional e Modelagem
Matemática. Trabalho com métodos quantitativos desde 2012. Tenho experiência em
desenvolver e aplicar modelos de otimização do estado-da-arte para medição de
desempenho, análise de eficiência, benchmarking, construção de indicadores
compostos e rankings. Esses métodos podem ser adaptados e aplicados aos mais
diferentes contextos, como Gestão de Operações, Cadeia de Suprimentos e
Logística. Estou sempre lendo artigos sobre pesquisas científicas e
modelos matemáticos aplicados às mais diversas áreas.
Atualmente sou Professor e Pesquisador. Em meu último projeto
(Projeto de Pós-Doutorado) trabalhei com tópicos relacionados à Análise de
Desempenho de Corredores Verdes de Transportes (Logística e Sustentabilidade).
Um dos principais resultados desse projeto foi o artigo "Which Green
Transport Corridors (GTC) Are Efficient? A Dual-Step Approach Using Network
Equilibrium Model (NEM) and Data Envelopment Analysis (DEA)", publicado na
revista científica internacional (normalmente chamamos de "journal"),
de alto impacto e revisada por pares, chamada JMSE
(https://www.mdpi.com/2077-1312/9/3/247/htm).
Já apliquei modelos de Análise Envoltória de Dados (Data
Envelopment Analysis - DEA) em diversos contextos, para analisar, por exemplo,
sistemas de controle de estoque (de empresas brasileiras, chilenas, e
canadenses, de diversos setores, incluindo e-commerce), rotas e corredores de
transportes (brasileiros e norte-americanos, incluindo corredores verdes de
transportes), cadeias de suprimento (internacional, do Brasil para o Reino
Unido, ou puramente brasileira, por exemplo, analisando o impacto da pandemia
no setor brasileiro de etanol), políticas públicas (voltadas para
sustentabilidade ou social), entre outros.
Meu perfil introvertido não é uma barreira para a comunicação. Já
apresentei trabalhos em vários congressos nacionais e internacionais. E, por
exemplo, participei do painel de especialistas em Logística e Cadeia de
Suprimentos (Supply Chain and Logistics Panel) para falar sobre Análise de
Desempenho em Transportes (Transportation Performance Evaluation) no congresso
internacional de Engenharia de Produção e Gestão de Operações (Industrial
Engineering & Operations Management - IEOM), em 2021.
Além disso, eu sou amante da música (principalmente rock e
metal), adoro viajar, montanhismo, escrever sobre coisas da minha área e estou
sempre disposto a colaborar.
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