segunda-feira, 28 de junho de 2021

BITCOIN E ANÁLISE DE DESEMPENHO

Pessoal, boa noite! Ultimamente começaram a sair várias notícias sobre Bitcoin (como essa sobre El Salvador adotar o Bitcoin como moeda legal) e é um tema que me interessa bastante. Não sou especialista na área, mas gosto de acompanhar as notícias. E esse ano eu resolvi ler um pouco mais sobre mineração de Bitcoin. E, na minha área, tem gente que aplica métodos de análise de desempenho nesse contexto (não necessariamente de mineração, mas de Bitcoin e sua tecnologia).


MINERAÇÃO DE BITCOIN E SEGURANÇA CIBERNÉTICA



Fonte: Foto por André François McKenzie eUnsplash


Não entendo muito sobre mineração de Bitcoin, mas sei que você precisa ter uma carteira e existem vários algoritmos usados para minerar vários tipos de criptomoedas. E Bitcoin é uma delas. Uma das primeiras coisas que fui procurar era se existia alguma maneira fácil de minerar. E, de certa forma, sim existe. É como se você alugasse o poder computacional de processamento da sua placa de vídeo.

Não vou citar nomes específicos, pois o fundador e ex-sócio de um dos sites/softwares que eu tinha visto, já foi um hacker procurado pelo FBI. Então quem quiser se aventurar assim, que assuma os riscos (tanto das instalações, como das variações em si dos preços das criptomoedas).

Procurando um pouco mais, para saber sobre o assunto e se existia alguma maneira realmente segura de minerar, vi uma notícia sobre a Norton. Sim, aquele antivírus. Por um instante eu também fiquei surpreso, mas faz sentido. 

Recentemente anunciaram que o antivírus da Norton agora traz minerador de ethereum e carteira digital. Ethereum é uma outra criptomoeda. Apesar da notícia parecer boa e que minerar assim é mais seguro, dizem que a taxa de administração e transferência é um absurdo

Para quem se interessa por segurança cibernética de forma geral (não somente relacionada a criptomoedas), eu recomendo ler o post da Dra. Isotilia Costa Melo (link para o blog dela aqui), onde ela falou sobre 5g e espionagem.


MERCADO DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS


Além de ter toda essa questão de segunça, também é necessário saber que ainda existe muita coisa incerta nesse mercado. Por exemplo, recentemente a China está suspendendo projetos de mineração de criptomoedas. Com isso, agora os mineradores de criptomoedas estão indo para o exterior. 

Além disso, os reguladores de sistemas financeiros mundo a fora estão começando a regular mais esse mercado e sempre saem notícias sobre corretoras de criptomoedas sendo proibídas de atuar.

E tem as questões energéticas também, pois dizem que se gasta muita energia nesse setor, mas nunca vi um estudo com resultados definitivos que compare criptomoedas com moedas comuns. Têm artigos puxando para tudo quanto é lado. Alguém já viu uma boa comparação e pode indicar para eu ler?


CRIPTOMOEDAS E ANÁLISE DE DESEMPENHO


Apesar de que alguns podem pensar que esse assunto não tem relação com esse blog, na verdade, se é possível criar um indicador para medir aquilo, então é possível fazer uma análise de desempenmho. 

Por exemplo, nesse artigo sobre os efeitos do lançamento de "futuros de Bitcoin", os autores aplicam DEA (Data Envelopment Analysis - Análise Envoltória de Dados) e MPI (Malmquist Productivity Index) para analisar os efeitos em termos de eficiência econômica e evolução da produtividade. E eles usam medidas de risco (relacionados com os retornos e com a liquidez) como inputs do modelo e os retornos esperados em si como outputs. Na literatura também é possível encontrar aplicações semelhantes no mercado de ações. 

Já quanto a tecnologia em si, existem aplicações para avaliar blockchains e pretendo escrever sobre a tecnologia blockchain em futuros posts.



Se você gostou desse post e quer continuar acompanhando o meu trabalho, também poderá acompanhar pelo FacebookInstagram, ou pelo LinkedIn. Uma boa semana a todos!



SOBRE O AUTOR

Meu nome é Paulo, sou pesquisador, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, com experiência em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática. Trabalho com métodos quantitativos desde 2012. Tenho experiência em desenvolver e aplicar modelos de otimização do estado-da-arte para medição de desempenho, análise de eficiência, benchmarking, construção de indicadores compostos e rankings. Esses métodos podem ser adaptados e aplicados aos mais diferentes contextos, como Gestão de Operações, Cadeia de Suprimentos e Logística. Estou sempre lendo artigos sobre pesquisas científicas e modelos matemáticos aplicados às mais diversas áreas.

Atualmente trabalho em um projeto de Pós-Doutorado relacionado à Análise de Desempenho de Corredores Verdes de Transportes (Logística e Sustentabilidade). Um dos principais resultados desse projeto foi o artigo "Which Green Transport Corridors (GTC) Are Efficient? A Dual-Step Approach Using Network Equilibrium Model (NEM) and Data Envelopment Analysis (DEA)", publicado na revista científica internacional (normalmente chamamos de "journal"), de alto impacto e revisada por pares, chamada JMSE (https://www.mdpi.com/2077-1312/9/3/247/htm).

Já apliquei modelos de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) em diversos contextos, para analisar, por exemplo, sistemas de controle de estoque (de empresas brasileiras, chilenas, e canadenses, de diversos setores, incluindo e-commerce), rotas e corredores de transportes (brasileiros e norte-americanos, incluindo corredores verdes de transportes), cadeias de suprimento (internacional, do Brasil para o Reino Unido, ou puramente brasileira, por exemplo, analisando o impacto da pandemia no setor brasileiro de etanol), políticas públicas (voltadas para sustentabilidade ou social), entre outros.

Meu perfil introvertido não é uma barreira para a comunicação. Já apresentei trabalhos em vários congressos nacionais e internacionais. E, por exemplo, participei do painel de especialistas em Logística e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain and Logistics Panel) para falar sobre Análise de Desempenho em Transportes (Transportation Performance Evaluation) no congresso internacional de Engenharia de Produção e Gestão de Operações (Industrial Engineering & Operations Management - IEOM), em 2021.

Além disso, eu sou amante da música (principalmente rock e metal), adoro viajar, montanhismo, escrever sobre coisas da minha área e estou sempre disposto a colaborar.

Um comentário:

  1. Parabéns, Paulo! Esse tema me interessa muito. Achei muito interessante! Deixa de ser modesto, homem! Você entende demais sobre o assunto!

    ResponderExcluir

RESEARCH IN TRANSPORTATION ECONOMICS

Pessoal, boa noite! Muita coisa aconteceu nos últimos meses e fiquei sem tempo de atualizar aqui. Ainda pretendo escrever mais sobre isso. V...