quarta-feira, 28 de abril de 2021

O PJ PESQUISA ESTÁ DE VOLTA!

Pessoal, boa noite! Há tempos estava querendo reformular e voltar com o blog para falar sobre temas relacionados a pesquisas científicas ou modelos matemáticosm principalmente o que eu desenvolvo ou aplico. Vou aproveitar o momento, que um capítulo/livro foi publicado, mas primeiro vou colocar uma mini biografia minha.


MINI BIOGRAFIA

Sou pesquisador, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, com experiência em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática. Trabalho com métodos quantitativos há mais de 8 anos, mostrand minhas habilidades, conhecimentos e principais valores, como perseverança e adaptabilidade, além de resolver problemas complexos e contemporâneos. Tenho experiência em desenvolver e aplicar modelos de otimização do estado-da-arte para medição de desempenho, análise de eficiência, benchmarking, construção de indicadores compostos e rankings. Esses métodos podem ser adaptados e aplicados aos mais diferentes contextos, como Gestão de Operações, Cadeia de Suprimentos e Logística. E eu estou sempre lendo artigos sobre pesquisas científicas e modelos matemáticos aplicados às mais diversas áreas.

Atualmente trabalho em um projeto de Pós-Doutorado relacionado à Análise de Desempenho de Corredores Verdes de Transportes (Logística e Sustentabilidade). Um dos principais resultados desse projeto foi o artigo "Which Green Transport Corridors (GTC) Are Efficient? A Dual-Step Approach Using Network Equilibrium Model (NEM) and Data Envelopment Analysis (DEA)", publicado na revista científica internacional (normalmente chamamos de "journal"), de alto impacto e revisada por pares, chamada JMSE (https://www.mdpi.com/2077-1312/9/3/247/htm).

Eu sempre fui apaixonado por Matemática e considerei seguir a Engenharia de Produção, pois é uma Engenharia ampla, e pensando que eu poderia contribuir em mais áreas. Sempre ajudei meus amigos, compartilhando meu conhecimento, e, desde a Graduação, eu adorei trabalhar com Cálculo Diferencial e Integral, Otimização e Pesquisa Operacional. Desde essa época, comecei a estudar a Teoria do Controle Ótimo por conta própria, continuei durante o Mestrado (junto com Análise Multivariada), e integrei um modelo com Análise Envoltória de Dados (minha especialidade hoje em dia) durante meu Doutorado, resultando em minha Tese.

Já apliquei modelos de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) em diversos contextos, para analisar, por exemplo, sistemas de controle de estoque (de empresas brasileiras, chilenas, e canadenses, de diversos setores, incluindo e-commerce), rotas e corredores de transportes (brasileiros e norte-americanos, incluindo corredores verdes de transportes), cadeias de suprimento (internacional, do Brasil para o Reino Unido, ou puramente brasileira, por exemplo, analisando o impacto da pandemia no setor brasileiro de etanol), políticas públicas (voltadas para sustentabilidade ou social), entre outros.

Meu perfil introvertido não é uma barreira para a comunicação. Já apresentei trabalhos em vários congressos nacionais e internacionais. E recentemente fui convidado para participar do painel de especialistas em Logística e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain and Logistics Panel) para falar sobre Análise de Desempenho em Transportes (Transportation Performance Evaluation) no congresso internacional de Engenharia de Produção e Gestão de Operações (Industrial Engineering & Operations Management - IEOM).

Eu já ganhei prêmios e reconhecimento desde o final da minha graduação. Recebi um diploma de honra ao mérito, por terminar o curso de Engenharia de Produção com a maior nota da turma. Durante meu Doutorado, fui reconhecido como um Doutorando proeminente pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), tive três trabalhos premiados em congressos. Um como melhor artigo da área de Pesquisa Operacional do congresso SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção). Um como melhor artigo da área de internacionalização, mercados novos e emergentes do Congresso Franco-Brasileiro IFBAE (Congrès de Institut Franco Brésilien d’Administration des Entreprises). E um como o terceiro melhor artigo da área de sustentabilidade e responsabilidade social do congresso SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção). Dois prêmios foram relacionados a projetos internacionais. E o último que recebi foi relacionado à Tese de Doutorado “B2C for apparel and home appliance in Brazil and Canada: A Cost Efficiency Investigation Through a DEA-OCT model” (não é a minha tese e não fui eu que escrevi, mas ajudei a autora a desenvolver o modelo, baseado em uma continuação da minha própria tese), e nós ganhamos o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado do congresso IEOM. 

Além disso, eu sou amante da música (principalmente rock e metal), adoro viajar, montanhismo, escrever sobre coisas da minha área e estou sempre disposto a colaborar.


COMO O SETOR DE TRANSPORTES NO BRASIL FOI AFETADO PELA  PANDEMIA DA COVID-19?



Fonte: Imagem adaptada do resumo do capítulo de livro, Livro: "Transparência em Tempos de Pandemia"


Na última semana foi publicado o livro "Transparência em Tempos de Pandemia", da Quipá Editora. O capítulo 4 desse livro foi escrito por mim e mais quatro autores. O título dele é o seguinte: "Como o Setor de Transportes no Brasil foi afetado pela pandemia da COVID-19? – Uma abordagem baseada em Análise Envoltória de Dados".

Para realizar o estudo, usamos os dados de um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e obtivemos os resultados aplicando Análise Multivariada e DEA. A Análise de Componentes Principais foi usada para selecionar as variáveis, determinando quais perguntas da CNT eram mais relevantes e consistentes para o nosso estudo. DEA foi usada para obter as eficiências. E a Análise de Agrupamentos foi usada para validar os grupos das DMUs em relação às suas eficiências. E foram verificados quais os ramos do setor de transportes foram mais impactados pela COVID-19 nos primeiros meses da crise, no início das medidas de isolamento.

Pode-se observar nos resultados, que o setor portuário foi o setor do ramo de transportes menos impactado, enquanto o setor urbano de passageiros por ônibus foi o mais impactado.

Para maiores detalhes, é possível fazer o download do livro (em PDF), através do seguinte link:


Quipa Editora - Livro: Transparência em Tempos de Pandemia


TRANSPARÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA


Fonte: Imagem adaptada da capa do livro "Transparência em Tempos de Pandemia"



A editora desse livro participou hoje (28/04) de uma entrevista no Programa Balanço Geral, às 12h, da TV Atalaia, afiliada da TV Record em Sergipe, sobre o lançamento do nosso livro.

Quem quiser ver a entrevista, ela está no Facebook da TV Atalaia. Começa no tempo 34min43s e vai até 43min40s. 

Obrigado a todos os autores pela colaboração, aos editores pelo convite e a todos que participaram!


Nos próximos posts, pretendo abordar alguns conceitos relacionados com os métodos desse capítulo.

Ainda estou organizando melhor o blog e outras páginas relacionadas. Quem quiser também poderá acompanhar pelo Facebook e pelo Instagram. Uma boa semana a todos!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo livro e bem-vindo de volta! Você tem um grande potencial e suas contribuições são excelentes!

    ResponderExcluir

RESEARCH IN TRANSPORTATION ECONOMICS

Pessoal, boa noite! Muita coisa aconteceu nos últimos meses e fiquei sem tempo de atualizar aqui. Ainda pretendo escrever mais sobre isso. V...